
30/05/2025
The Football Collective reforça confiança no projeto do CD Mafra
Apesar da descida à Liga 3, o clube vê reforçado o seu pilar estrutural com investimentos, visão de futuro e compromisso com o concelho de Mafra.
O Clube Desportivo de Mafra – Futebol, SAD vive hoje um momento de reflexão, mas também de reconstrução. Depois de sete temporadas consecutivas no futebol profissional, a confirmação da descida de divisão marca o fim de um ciclo — e o início de outro.
Num momento de viragem, a The Football Collective, acionista maioritária da CD Mafra - SAD reforça a confiança no caminho traçado e no potencial que continua a crescer dentro e fora de campo.
Per Rud, CEO da CD Mafra - SAD, procurou responder à questão que paira na cabeça de muitos adeptos: Porque continuar a investir após a descida de divisão?
“Os proprietários dinamarqueses do CD Mafra gostam da vila, do clube e das pessoas do clube. Eles sabem que agora estamos na Liga 3 e que temos que subir novamente. Precisamos de investimentos para lá chegar, mas também temos de desenvolver todos os departamentos do clube. Algo que requer investimento. Os donos dinamarqueses apoiam o clube no que toca a investimentos.” – afirma Per Rud.
Per Rud tem sido uma presença constante — ainda que discreta — no quotidiano do Clube Desportivo de Mafra – Futebol, SAD. É uma das figuras-chave por detrás dos avanços estruturais mais recentes, passando pela reorganização administrativa.
“Desde que os proprietários dinamarqueses chegaram ao clube tem havido muitos investimentos. Contratámos jogadores com contratos de longa duração, o que não é habitual em Portugal. Contratámos jogadores jovens e jogámos com uma equipa muito jovem. Fomos de longe a equipa mais jovem da segunda liga e fizemos isso porque queremos criar um clube do qual nos orgulhemos, tanto dos jogadores quando nos levam ao mais alto nível bem como quando os mesmos têm a possibilidade de serem vendidos para jogarem em grandes clubes. Muitas coisas boas têm vindo a acontecer por aqui. Nós temos de continuar com esse trabalho e criar um ambiente que ninguém tenha visto neste país.”
Estas melhorias representam mais do que um investimento estético, são uma mudança estrutural na forma como o clube trabalha e acolhe os seus atletas. Mas os planos vão além do que já se vê. Está prevista uma nova academia, a nascer em solo mafrense.
“Vi bastantes jogos, vi e conheci muitas pessoas. Vi também que tivemos muitas dificuldades na liga esta época. Sabemos que isto é futebol. Sabemos que por vezes no futebol, as coisas correm bem, às vezes correm mal. Os erros que cometemos esta época servirão de aprendizagem e a próxima época será melhor, eu prometo. Também sabemos os investimentos que vamos trazer para o clube. Já fizemos muito. Criámos um campo de futebol de primeira classe para treinos em Mafra, construímos novas instalações desde balneários, um auditório, o front-office e um ginásio. Temos aqui excelentes instalações, mas isso não é suficiente. Deste modo, comprámos um terreno, um terreno grande, muito perto daqui, onde vamos construir um campus para utilização, formação e alta performance com a equipa principal. Estamos ansiosos para vos apresentar estes planos, mas precisamos de mais algum tempo e trabalho antes de os podermos anunciar, mas posso prometer que juntamente com os proprietários e todas as boas pessoas que aqui estão o nosso futuro será brilhante.”
Questionado sobre como se gere a tensão entre os resultados imediatos e um projeto de longo prazo, Per Rud é claro:
“Na época passada [2023/24], foi feito um trabalho extraordinário aqui ao ponto de termos jogadores a saírem para grandes clubes. Os proprietários dinamarqueses ficaram muito satisfeitos com os jogadores que para lá foram. Vendemos jogadores que se sagraram campeões nacionais esta época. Claro que para isto precisamos de tomar muitas boas decisões. Tivemos bons jogadores a entrar, mas não fomos capazes de criar uma equipa que funcionasse bem em conjunto e que vencesse os jogos. No futuro, o nosso foco continuará a ser encontrar os melhores talentos de Portugal, mas precisamos também de ter uma base sólida de jogadores portugueses que criem aqui o ambiente necessário para a alta performance, portanto o equilíbrio de jogar com jogadores jovens é também uma questão que depende de uma boa gestão por parte dos treinadores e também dos jogadores experientes que têm que apresentar um nível de desempenho superior ao que vimos esta época.”
Por fim, Per Rud deixa uma mensagem direta a quem nunca deixou de apoiar o CD Mafra:
“Caros adeptos do CD Mafra, esta época foi bastante difícil, sabemos que vos desapontámos. Iremos mudar isso no futuro. Prometo-vos que em conjunto com todas as pessoas experientes que temos em Mafra – o Presidente com mais tempo em funções, um diretor desportivo com uma vasta experiência – e todos os investimentos que virão, vamos construir uma equipa forte para podermos voltar.”
O CD Mafra entra, assim, num novo capítulo. O futuro, esse, já começou a ser escrito. E promete ser feito de mais do que palavras: será feito de obras, pessoas e um compromisso inabalável com o crescimento.
Tópicos desta notícia
Mais Notícias
Equipa Principal
A antevisão joga-se no YouTube
O Clube Desportivo de Mafra informa que, a partir da próxima jornada, as conferências de imprensa de antevisão passarão a estar disponíveis na íntegra no nosso canal de YouTube. Estas conferências, até agora publicadas nas redes sociais, são realizadas após o último treino preparatório antes de cada jogo.
Todos os órgãos de comunicação social estão convidados a assistir presencialmente às conferências, sendo necessária a confirmação prévia da presença através do email beatrizcosta@cdmafrasad.pt. Quem desejar, também pode enviar as suas questões antecipadamente, assegurando que sejam devidamente consideradas durante a conferência.
Acompanhe todas as conferências de imprensa na íntegra através do nosso canal oficial de YouTube: https://www.youtube.com/@clubedesportivodemafra
05/11/2025
Equipa Principal
CD Mafra supera Atlético CP
O CD Mafra garantiu ontem a quarta vitória consecutiva ao bater o Atlético CP por 1-0 no Estádio Municipal de Mafra. O onze inicial repetiu-se em relação à última jornada, mantendo a consistência da equipa.
O jogo foi sofrido, com muita luta no meio-campo e defesa sólida, destacando-se Moussa Camará, defesa-central, como homem do jogo. Com este triunfo, o CD Mafra sobe ao primeiro lugar da tabela, empatado em pontos com o Caldas SC.
O treinador Orest Shala comentou: “Esta equipa luta por cada centímetro. Nem sempre é bonito, mas é futebol honesto, construído com coração, garra e união.
O próximo desafio será fora de casa frente ao CF Os Belenenses, no Estádio do Restelo, no dia 9 de novembro às 17H30.
Resumo do jogo: https://youtu.be/8UKvZkZpZjk
03/11/2025
SUB-19
Falta de eficácia penaliza na visita a Belém
A Equipa SUB-19 do Clube Desportivo de Mafra saiu derrotado na visita ao CF Os Belenenses, por 1-0, num jogo decidido na apenas segunda parte.
O 11 inicial foi composto por Thierry Moura, Santiago Malaquias, Elvis Gomes, Rafael Saldanha, Baionco Ufonque, Alassana Baldé, Tomás Cardoso, Aladje Silva, Malik Ribeiro, Martim Teixeira e Renato Pereira.
Após uma primeira parte sem golos no marcador, a equipa da casa adiantou-se aos 56 minutos, aproveitando uma das poucas oportunidades claras do encontro.
Apesar das tentativas de reação e das alterações promovidas pelo mister Paulo Brito, o CD Mafra não conseguiu mudar o resultado. Já nos descontos, o guarda-redes Thierry Moura evitou o segundo golo da formação da casa com uma boa intervenção.
Segue-se uma paragem de duas semanas antes do regresso à competição, a 22 de novembro, frente à UD Leiria, naquele que é o terceiro encontro seguido fora de portas.
02/11/2025
SAD
CD Mafra distinguido com o Prémio Comunicação de Setembro
O CD Mafra foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol com o Prémio Comunicação referente ao mês de setembro, que reconhece o trabalho desenvolvido pelos clubes participantes na Liga 3.
A distinção foi entregue ao nosso clube em conformidade com os critérios definidos pela FPF.
Este prémio visa valorizar as boas práticas de comunicação e a promoção dos valores e princípios fundamentais da competição.
“Este é um reconhecimento coletivo de todos os que vivem o CD Mafra no dia-a-dia. Quando caminhamos juntos, chegamos sempre mais longe.” — Beatriz Costa, Diretora de Comunicação do CD Mafra
31/10/2025




